(55) 12 3117-1220 Whatsapp: (55) 12 99728-1174 / (55) 11 97590-4065

CURSO DE CAMPO: PRINCÍPIOS SOBRE BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA – SP/RJ

 

Ideal para estudantes e pessoas que desejam saber um pouco mais sobre a biodiversidade da Serra da Bocaina, neste importante e único curso serão apresentadas informações sobre Fauna e Flora da Serra da Bocaina, e entorno, Educação ambiental, e Prevenção e primeiros socorros para acidentes por animais peçonhentos.  Descrição: Fauna – serão abordados a riqueza, aspectos bio-ecológicos, e status de ameaça, de quatro grandes grupos de vertebrados, mamíferos, aves, répteis e anfíbios; Flora – abordaremos a riqueza, gradientes de distribuição, fitofisionomias e conservação em termos de área prioritárias para conservação – Programa Biota FAPESP; Educação Ambiental – são introduzidas noções conceituais básicas sobre educação ambiental, sua inserção na legislação, e sua aplicação no Parque Nacional da Serra da Bocaina; Prevenção e primeiros socorros para acidentes com animais peçonhentos– são apresentadas as principais espécies de serpentes, aracnídeos e insetos responsáveis por acidentes na região da Serra da Bocaina e Vale do Paraíba Paulista, sendo abordados aspectos comportamentais, e as medidas para prevenir acidentes, e dar os primeiros socorros. Os docentes levarão abundante referencial bibliográfico sobre a biota da Bocaina e sobre Educação Ambiental para apresentação e discussão durante a noite. Também serão apresentados os principais bancos de dados para acesso as informações biológicas (Teses, Revistas científicas, Bibliotecas). Tendo em vista o grande volume de dados sobre a Biota da Bocaina e o relativo pouco tempo deste curso, o mesmo pretende trazer noções sobre esta Biota e facilitar à pesquisa por meio dos canais de acesso as informações biológicas, em especial a partir do referencial bibliográfico que será apresentado. Espera-se assim, despertar o interesse de estudantes para a pesquisa na região, e divulgar o conhecimento da rica biodiversidade local, o que aumentará os esforços para a conservação da Serra da Bocaina.

Trilha Guiada – Ao longo do percurso das duas trilhas a serem percorridas, a do Mirante do Príncipe e das Cascatas da Onça e Paredão serão apresentadas noções básicas sobre o ecossistema e a vegetação da trilha, e encontros ocasionais com a fauna serão debatidos, porém, sem aprofundamento em função do tempo para finalização da trilha, antes do anoitecer.

 

O curso oferecerá certificado emitido pela MW Trekking viagens e turismo e assinado pelos docentes. Total de dez (10) horas de aula teórica.

 

 

EQUIPE DE PROFESSORES:

Dr. Francisco L. Franco – Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é pesquisador científico nível V do Instituto Butantan. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia de répteis e curadoria de coleções zoológicas, atuando principalmente nos seguintes temas: serpentes, taxonomia, colubridae, distribuição geográfica e xenodontinae. Link para o Lattes - http://lattes.cnpq.br/9395566386754992

Dra. Maria Tereza Osório Mallmann Franco - Bióloga, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Biociências (Zoologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2002). Atuo na docência do ensino superior desde 1995 em cursos da área da saúde e educação. Tem experiência na área de Zoologia, e disciplinas afins com ênfase em Morfologia dos Grupos Recentes nos cursos de Ciências Biológicas. Na área da Educação a ênfase do meu trabalho foi com as disciplinas relacionadas às Ciências Naturais e de elaboração de TCC. Atuei também na coordenação de cursos de graduação no período de 2003 a 2013.Link para o Lattes - http://lattes.cnpq.br/5690704477422670

 

Me. Herbert Serafim de Freitas - Bacharel (2005) e Licenciado (2006) em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, Mestre em Botânica pela USP (2010). Fui plantonista do Sistema Anglo Vestibulares (1999 a 2006), e Professor Substituto do Colégio do Sistema Educacional Singular (2004 a 2006). Sou Consultor Ambiental nas áreas de Botânica e Zoologia. Sou Guia de Ecoturismo da empresa MW Trekking na Região da Serra da Bocaina desde 1998, e membro da Equipe do Projeto Ecossistemas Costeiros (IB-USP). Publiquei 12 artigos em periódicos nacionais e internacionais e 18 trabalhos em anais de eventos científicos. Tenho experiência na área Botânica (ênfase em taxonomia de espécies arbóreas da Mata Atlântica), e na área zoológica (diversidade e conservação de répteis e anfíbios). Áreas de interesse: diversidade e conservação de répteis e anfíbios; educação ambiental e diversidade, conservação e recuperação florestal. Link para o Lattes -  http://lattes.cnpq.br/9176020036791210

 

Esp. Angelita Pereira Rodrigues - Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdades Integradas Teresa DÁvila/SP (2011). Especialização em Perícia Ambiental pela Unisal/SP (2014). Especialista em Educação Ambiental para a Sustentabilidade pelo Senac/SP (2017). Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em espécies arbóreas. Desenvolveu um projeto de levantamento etnozoológico de mamíferos de médio e grande porte dos municípios de Areias e São José do Barreiro, SP. Atuou como estagiária no Parque Nacional da Serra da Bocaina, onde realizou um projeto de levantamento de flora a partir de dados secundários. Atua como guia de ecoturismo pela MW Trekking Viagens e Turismo na região do Parque Nacional da Serra da Bocaina (SP/RJ). Ministrou aulas de Ciências e Inglês no município de São José do Barreiro/SP. Colaboradora de pesquisas do Instituto Butantan. Áreas de interesse: educação ambiental, levantamento florístico, mamíferos e diversidade, conservação e recuperação florestal. Link para o Lattes -  http://lattes.cnpq.br/1423560706970273

 

Todos os docentes deste curso realizam pesquisa na região, entre 3 e 13 anos, abordando diversas temáticas. Destaca-se a participação no Projeto DIVERSIDADE E EVOLUÇÃO DE RÉPTEIS DO ESTADO DE SÃO PAULO (Biota/FAPESP: 2011/50313-0). Para mais informações consultar o Currículo Lattes de cada docente nos links acima.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 29 de setembro:

19:30 – Check-in no escritório da MW Trekking em São J. do Barreiro.

20:00 – Subida em condução própria do participante até a Pousada Recanto da Floresta.

IMPORTANTE: A SP221 que liga São José do Barreiro até o alto da Serra da Bocaina está totalmente reformada e com os trechos mais íngremes asfaltados, possibilitando a qualquer veículo subir a serra mesmo em dias chuvosos.

------- - Chegada na Pousada Recanto da Floresta – acomodações.

21:30 – Jantar (comida caseira feita com primor em fogão à lenha).

-------- - Pernoite na Pousada Recanto da Floresta.

 

Dia 30 de setembro:

07:00 - Café da Manhã.

08:00 –Palestra “Parque. Nac. da Serra da Bocaina” – Me. Herbert S. Freitas

09:00 – Palestra “Educação  ambiental” – Esp. Angelita P. Rodrigues

10:00 – Palestra “Anfíbios” – Dr. Francisco L. Franco

11:00 – Palestra “Flora” – Me. Herbert S. Freitas

13:00 - Almoço (comida caseira feita com primor em fogão à lenha).

14:00 - Caminhada de 12km (ida e volta) até o alto do Mirante do Príncipe (1900m – levar lanterna).

“Atravessando a Mata Encantada por labirintos de cambuís e bromélias coloridas, à medida que subimos, a paisagem do planalto da Serra da Bocaina vai se descortinando, revelando uma beleza ímpar repleta de campos de altitude salpicados por “pipocas” de mata atlântica de altitude. Dos mais de 1900m do Mirante do Príncipe, a privilegiada altitude nos brinda com um visual incomparável dos Mares de Morros do Vale do Paraíba, vista esta somente possível de locais altos onde podemos observar o curioso relevo que se assemelha ao oceano cheio de pequenas ondulações onde as cidades do Vale do Paraíba estão localizadas tendo como moldura os contrafortes da Serra da Mantiqueira a norte e da Serra da Bocaina a sul”.

20:30 – Jantar (comida caseira feita com primor em fogão à lenha).

21:30 as 23h – Apresentação de literatura/ discussão em grupo

-------- - Pernoite na Pousada Recanto da Floresta.

 

Dia 01 de outubro:

07:00 - Café da manhã.

08:00Palestra “Répteis” – Dr. Francisco L. Franco

09:00 – Palestra “Aves” – Dra. Maria T.O.M. Franco

10:00 – Palestra “Mamíferos” – Esp. Angelita P. Rodrigues

11:00 – Palestra “Prevenção e 1º socorros p/ acidentes com animais peçonhentos ” – Me. Herbert S. Freitas

13:00 - Almoço (deliciosa comida caseira feita com primor e fartura em fogão à lenha).

14:00 - Caminhada de 2km até as Cascatas da Bocaina.

16:00 - Solenidade de entrega dos certificados aos participantes que concluirem o curso.

16:20 - Check-out e descida da Serra da Bocaina - final de nossos serviços.

 

Grau de Dificuldade das Caminhadas: Médio - Programa recomendado para pessoas que já praticam ou estejam iniciando a prática do trekking, mas que possuam um bom condicionamento físico.

Programa não recomendado para pessoas obesas, com problemas de saúde e/ou sedentárias; nestes casos, recomendamos que o participante fique na pousada, pegue um bom livro para ler ou faça pequenos passeios nos arredores.

 

IMPORTANTE: A SP221 que liga São José do Barreiro até o alto da Serra da Bocaina está totalmente reformada e com os trechos mais íngremes asfaltados, possibilitando a qualquer veículo subir a serra mesmo em dias chuvosos.

 

VALOR DO PROGRAMA E FORMAS DE PAGAMENTO:

Opção 01 - Apartamento para casal: Valor total por casal: R$1390,00

 

Forma de Pagamento 01- Pagamento à vista com 10% de desconto no ato da reserva através de depósito bancário - R$1251,00 por casal.

 

Forma de Pagamento 02- Cartão de Crédito:

a) Á vista no cartão de débito visa com 5% de desconto – R$1320,00 por casal.

b) Uma única parcela no cartão de crédito visa ou master com 3% de desconto – R$1348,00 por casal.

c) Em 3 parcelas no cartão de crédito visa ou master – R$1390,00 por casal.

 

Forma de Pagamento 03- Parcelado em 3 pagamentos de R$463,00 através de depósito bancário: Primeiro pagamento na reserva, segundo pagamento no Check-in, terceiro pagamento em cheque pré-datado para 30 dias a partir da data de início da programação.

Valor total de R$1390,00 por pessoa.
 

 

Opção 02 - Apartamento quadruplo em beliches: Valor total por pessoa: R$695,00

 

Forma de Pagamento 01- Pagamento à vista com 10% de desconto no ato da reserva através de depósito bancário - R$625,00 por pessoa.

 

Forma de Pagamento 02- Cartão de Crédito:

a) Á vista no cartão de débito visa com 5% de desconto – R$660,00 por pessoa.

b) Uma única parcela no cartão de crédito visa ou master com 3% de desconto – R$674,00 por pessoa.

c) Em 3 parcelas no cartão de crédito visa ou master – R$695,00 por pessoa.

 

Forma de Pagamento 03- Parcelado em 3 pagamentos de R$231,00 através de depósito bancário: Primeiro pagamento na reserva, segundo pagamento no Check-in, terceiro pagamento em cheque pré-datado para 30 dias a partir da data de início da programação.

Valor total de R$695,00 por pessoa.
 

Opção 03 - Hostel com quartos duplos (banheiros compartilhados; trazer roupa de cama e cobertor ou saco de dormir):  Valor total por pessoa: R$520,00

 

Forma de Pagamento 01- Pagamento à vista com 10% de desconto no ato da reserva através de depósito bancário - R$468,00 por pessoa.

 

Forma de Pagamento 02- Cartão de Crédito:

a) Á vista no cartão de débito visa com 5% de desconto – R$494,00 por pessoa.

b) Uma única parcela no cartão de crédito visa ou master com 3% de desconto – R$504,00 por pessoa.

c) Em 3 parcelas no cartão de crédito visa ou master – R$520,00 por pessoa.

 

Forma de Pagamento 03- Parcelado em 3 pagamentos de R$173,00 por pessoa através de depósito bancário: Primeiro pagamento na reserva, segundo pagamento no Check-in, terceiro pagamento em cheque pré-datado para 30 dias do início da programação.

Valor total de R$520,00 por pessoa.
 

Opção 04 - Camping (trazer barraca, isolante térmico, saco de dormir e demais equipamentos): Valor total por pessoa: R$443,00

 

Forma de Pagamento 01- Pagamento à vista com 10% de desconto no ato da reserva através de depósito bancário - R$398,00 por pessoa.

 

Forma de Pagamento 02- Cartão de Crédito:

a) Á vista no cartão de débito visa com 5% de desconto – R$420,00 por pessoa.

b) Uma única parcela no cartão de crédito visa ou master com 3% de desconto – R$429,00 por pessoa.

c) Em 3 parcelas no cartão de crédito visa ou master – R$443,00 por pessoa.

 

Forma de Pagamento 03- Parcelado em 3 pagamentos de R$147,00 por pessoa através de depósito bancário: Primeiro pagamento na reserva, segundo pagamento no Check-in, terceiro pagamento em cheque pré-datado para 30 dias a partir da data de início da programação. Valor total de R$443,00 por pessoa.



INCLUSO NO VALOR DA PROGRAMAÇÃO:

Nesta seção você encontra os serviços que está pagando nesta programação específica, elaborada com o cuidado, a segurança e o carinho que você e sua família merecem:

 

Primeiro Dia:

Jantar (comida caseira feita com primor em fogão à lenha).

Pernoite na Pousada Recanto da Floresta.

Seguro Viagem.

 

Segundo Dia:

Café da manhã.

Caminhada de 12km (ida e volta) até o Mirante do Príncipe.

Almoço (comida caseira feita com primor em fogão à lenha).

Palestra “Parque. Nac. da Serra da Bocaina” – Me. Herbert S. Freitas

Palestra “Educação  ambiental” – Esp. Angelita P. Rodrigues

Palestra “Anfíbios” – Dr. Francisco L. Franco

Palestra “Flora” – Me. Herbert S. Freitas

Jantar (comida caseira feita com primor em fogão à lenha).

Apresentação de literatura/ discussão em grupo

Pernoite na Pousada Recanto da Floresta.

Serviço de Segurança e Condução do grupo por Condutores Especializados.

Seguro Viagem.

 

Terceiro Dia:

Café da manhã.

Trilha da Mata Encantada (10km ida e volta) e banho nas Cascatas da Bocaina.

Almoço (deliciosa comida caseira feita com primor e fartura em fogão à lenha).

Palestra “Répteis” – Dr. Francisco L. Franco

Palestra “Aves” – Dra. Maria T.O.M. Franco

Palestra “Mamíferos” – Esp. Angelita P. Rodrigues

Palestra “Prevenção e 1º socorros p/ acidentes com animais peçonhentos ” – Me. Herbert S. Freitas

Certificado com 10 horas aula.

Seguro Viagem.

 

Seguro Viagem – Prêmios:

1- Morte Acidental – R$60.000,00;

2- Invalidez permanente total/parcial por acidente – R$60.000,00;

3- Despesas Médico Hospitalares – R$3.000,00.

 

CURSO DE CAMPO: PRINCÍPIOS SOBRE BIODIVERSIDADE E CONSERVAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA BOCAINA – SP/RJ

DICAS PARA LEVAR

  • Toalha de Banho para as cachoeiras.
  • Um fleece para frio (veja as opções na MW Trekking).
  • Capa de chuva ou anorak Trilhas e Rumos (veja na MW Trekking preços e modelos especiais).
  • Calça de Trekking para caminhar (veja na MW Trekking – preços especiais).
  • Meias especiais para trekking (ver na MW Trekkking).
  • Roupa de banho.
  • Objetos de higiene pessoal.
  • Chinelo de borracha tipo havaianas.
  • Repelente Exposis (veja na MW Trekking).
  • Lanterna com pilhas.
  • Squeeze para água (veja na MW Trekking).
  • Vitamina C (comprimidos efervescentes), apito, canivete e própolis.
  • Tênis ou “Bota Snake” especial para caminhada já usada anteriormente (se for comprar uma nova, entre em contato com antecedência com a MW Trekking – Representante das Botas Snake que oferece melhor preço).
  • Protetor solar.
  • Mochila pequena de costas tipo escolar (recomendamos a Mochila Deuter, poderá comprar na MW Trekking por preços melhores que nas lojas).

Observação. Poderá adquirir equipamentos especiais para Trekking na MW Trekking ou na Pousada Recanto da Floresta; informe-se sobre a disponibilidade de cores e tamanhos.

 

O QUE NÃO LEVAR NA TRILHA:

. Cara feia                                               . Problemas

. Trabalho                                               . Desânimo

. Relógio                                                  . Mau Humor

. Aparelhos eletrônicos sonoros              . Cigarros

. Bebidas Alcoólicas/drogas                    . Cara fechada.

 

CALÇA ESPECIAL PARA TREKKING

Lançamento da MW Trekking Ecoturismo em parceria com a MTK Equipamentos Outdoor

 

Concebida e aprimorada em cada detalhe através de intensa utilização pelos Guias da MW Trekking em situações reais em campo, juntamente com toda a expertise, tecnologia e supervisão dos mais preparados técnicos e costureiros especializados da MTK Equipamentos Outdoor, o trabalho resultou em muito mais que uma simples calça, é sim num verdadeiro equipamento para a prática segura de trekking (caminhadas por locais inóspitos de difícil acesso)!

 

Apresentando um moderno visual esportivo e bolsos com múltiplas funções distribuídos estrategicamente de maneira a facilitar e acomodar objetos com segurança e sem causar incômodos ao aventureiro, o novo modelo de calça de trekking é feita em poliamida de última geração, oferecendo todas as vantagens deste tecido de qualidade ímpar como beleza, versatilidade, abertura de movimentos, conforto e secagem rápida; tudo o que o praticante de esportes de aventura precisa num equipamento importante de segurança e utilidade.

 

 Com proteção de 50+ fps contra raios UVA e UVB, a alta gramatura do tecido também impede que se deteriore com rapidez, tornando o equipamento altamente resistente sem perder o conforto.

 

Para aumentar a versatilidade e resistência, foram adicionados nos locais de maior atrito uma cobertura especial de cordura, estrategicamente alocada deixando o equipamento ainda mais resistente, aprimorando o aspecto esportivo/outdoor, e oferecendo uma segurança a mais ao esportista.

 

Se você gosta da prática do trekking com segurança e conforto, você TEM que ter uma calça especial para trekking da MW Trekking / MTK Equipamentos Outdoor.

 

PROMOÇÃO DE BOTA SNAKE NA MW TREKKING!

Entre no site http://www.snake.com.br/botas/outdoor/ e escolha o modelo que deseja.

Verifique o preço da bota e o tamanho que você quer.

Envie uma mensagem para contato@mwtrekking.com.br informando o modelo da bota, tamanho, cor e perguntando da oferta e do super desconto que estamos oferecendo a nossos clientes nesse momento!

Aproveite!!!

 

Faça uma Reserva
Saiba mais sobre nossas aventuras, cadastre-se aqui
Rua Siqueira Reis, 19 - Centro - São José do Barreiro/SP - CEP: 12.830-000
(55) 12 3117-1220 Whatsapp: (55) 12 99728-1174 / (55) 11 97590-4065